JI de Vimieiro
Breve história:
A história de Vimieiro está intimamente ligada à do convento que lhe dá nome e que foi construído por volta do ano 632 ( Sant’ Ana de Vimieiro).
Não se conhece a autoria da fundação do convento de Santa Ana de Vimieiro, mas sabe-se que foi doado por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, em 23 de Maio de 1127 a D. Maurício, da congregação beneditina de Cluny.
O Convento passou depois para as mãos dos jesuítas. Em 1706 era vigairaria da apresentação do Colégio de S. Paulo daquela ordem em Braga.
A igreja matriz está colocada no mesmo local da igreja conventual. Para além desta igreja, tem ainda uma capela de São Bento.
Instalações:
O JI de Vimieiro funciona num edifício que contempla: duas salas para atividades, um espaço polivalente e espaço exterior (recreio).
Recursos humanos:
Os recurso humanos integram: uma educadora -de-infância, uma assistente operacional e duas funcionárias responsáveis pela AAAF.
Turmas/Alunos por turma:
No ano lectivo 2015/2016, o grupo era constituído por 18 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
Serviço de refeições:
Este serviço constitui uma valência da AAAF, tal como o prolongamento de horário. No presente ano, as crianças do JI almoçavam nas instalações da EB1 de Vimieiro. A confecção das refeições é da responsabilidade do Centro Social e Paroquial de Celeirós, instituição esta escolhida pela Junta de Freguesia para esse efeito.
Atividades de Enriquecimento Curricular:
No âmbito da AAAF as crianças usufruíam de Educação Física, duas vezes por semana.
A educadora: Maria Helena Sequeira Lourenço