|
Objetivos |
 |
Promover a educação ambiental e para a - Sensibilizar a comunidade escolar para as questões ambientais. - Consciencializar os alunos para a promoção de um ambiente mais limpo e bonito; - Sensibilizar os alunos para a investigação científica na área da Biologia e na preservação do ambiente. - Incentivar o espírito de participação, solidariedade e responsabilidade para com o ambiente.
|
 |
- Compreender a importância da Educação Ambiental. -Reconhecer que as decisões individuais, como consumidor, têm consequências ao nível da preservação do ambiente e da saúde. - Despertar nos alunos medidas que sejam consideradas científica e tecnologicamente adequadas ou sejam identificadas como boas práticas de intervenção sustentável na Terra. -Levar a comunidade escolar, a adotar as boas práticas ambientais; -Incentivar o espírito de participação, solidariedade e responsabilidade para com o ambiente; - Dinamizar as seguintes áreas: resíduos, água, energia, espaços exteriores, biodiversidade, agricultura biológica, alimentação saudável e sustentável, alterações climáticas e floresta.
|
 |
-Fazer a monitorização do troço adotado na ribeira de São Martinho. -Capturar, identificar e classificar, a fauna de macro invertebrados, os organismos aquáticos e a flora ribeirinha. -Promover o interesse dos jovens pelo Conhecimento da flora e da fauna da região e em particular da componente entomológica. -Participar em ações de limpeza. |
 |
Mobilizar e sensibilizar os alunos para a participação ao nível das atividades desportivas escolares promovendo estilos de vida saudáveis, o trabalho cooperativo, espírito de grupo e de entre ajuda; - Fomentar a prática regular de atividades desportivas, promover o combate à inatividade física e a luta contra a obesidade; - Realizar atividades interdisciplinares. - Proporcionar a igualdade de oportunidades e promover a integração; - Promover regras de higiene e segurança nas atividades físicas; - Aplicar conhecimentos e destrezas adquiridas e promover e prevenir o combate ao consumo de substancias dopantes; - Incentivar a participação dos alunos no planeamento e gestão das atividades desportivas escolares, nomeadamente, o seu papel como dirigentes, árbitros e juízes; - Promover a captação e o encaminhamento desportivo como atleta.
|
 |
-Promover a Literacia Familiar recorrendo a exploração de obras literárias com a ajuda dos encarregados de educação. -Promover a autonomia e desenvolvimento pessoal dos alunos com NEE. -Incentivar nos alunos uma atitude positiva e construtiva em relação à utilização das novas tecnologias e à sua importância para o seu quotidiano.
|
 |
- Possibilitar a implementação da Educação Sexual de forma gradual e equilibrada, no respeito pelas orientações legais e tendo em conta as questões e os anseios dos alunos e as preocupações dos pais e encarregados de educação. -Através do gabinete GIA, em colaboração com o Centro de Saúde - UCC Colina) prestar apoio, esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos, nomeadamente em questões de saúde. - Dinamizar/desenvolver atividades que permitam o conhecimento, reflexão, divulgação e adoção de hábitos de vida saudáveis.
|
 |
- Fomentar o gosto pela leitura. - Criar hábitos de leitura nas crianças e jovens. - Desenvolver capacidades ao nível da comunicação e estimular as competências da leitura e da escrita. - Criar o gosto pela escrita criativa e interventiva e desenvolver o espírito de participação e de partilha. - Criar leitores proficientes.
|
 |
- Contactar e desenvolver diferentes e variadas técnicas de expressão corporal e vocal; - Proporcionar uma relação lúdica e exploratória com as diferentes formas de linguagem; - Promover a aquisição de competências no âmbito da cidadania; - Estimular os alunos de forma a contribuir para o desenvolvimento das competências essenciais que os transformarão em adultos equilibrados, competentes e autónomos; - Propiciar aos alunos um espaço de aprendizagem onde lhes seja possível descobrir e/ou explorar o prazer da Língua Portuguesa e da Expressão Dramática; - Comunicar de forma autónoma e desbloqueada, em diversos contextos; - Potenciar a descoberta das suas diversas capacidades e interesses de uma forma lúdica, mas participativa.
|
Folheto informativo
|